Apps falsos de Minecraft são colocados na Google Play

A fabricante de antivírus Eset alertou na sexta-feira (22) que golpistas têm enviado aplicativos falsos ligados ao jogo Minecraft para a Google Play desde agosto de 2014. Os programas exibem uma mensagem afirmando que o celular está contaminado com uma praga digital, oferecendo um antivírus para solucionar o “problema”. Ao realizar esse processo, porém, a vítima na verdade assina um serviço SMS que será cobrado na fatura do telefone.

Após instalar o “antivírus”, o usuário precisa enviar um “código de ativação” por SMS. É nesse momento que o serviço é ativado, ao custo de 4,80 euros (cerca de R$ 16 reais) por semana, de acordo com a Eset. Não há informação, no entanto, se o golpe funcionava no Brasil, pois esses serviços SMS são autorizados pelas operadoras.

A Eset identificou um total de 33 aplicativos no período, muitos deles com nomes como “Cheats for Minecraft” (“Trapaças para Minecraft”). Os aplicativos foram enviados por contas diferentes, mas todos funcionavam exatamente da mesma forma, tendo apenas ícones e nomes diferentes. Após a denúncia da Eset, todos os aplicativos maliciosos foram removidos da loja.

O Google Play não exibe o número de downloads exato que cada app teve, mas as informações nas páginas indicam que os apps tiveram entre 660 mil e 2,8 milhões de downloads.

Os aplicativos conseguiram aparecer no Google Play apesar do recurso “Bouncer”, do Google, que bloqueia aplicativos suspeitos. No final de março, o Google anunciou que aplicativos passarão por revisão humana antes de aparecerem on-line.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/apps-falsos-de-minecraft-sao-colocados-na-google-play.html

Esta publicação está na categoria Dispositivos Móveis.

Os comentários estão encerrados.