Facebook diz que problemas de segurança do Flash podem prejudicar seus negócios

No início deste mês, uma vulnerabilidade de segurança no Adobe Flash forçou o Google e o Mozilla a bloquear temporariamente o plug-in de seus navegadores. Agora, o Facebook diz que os problemas com o Flash podem prejudicar seus resultados.

Em contato com órgãos reguladores dos EUA na sexta-feira, o Facebook disse que as questões de segurança com o Flash podem prejudicar as receitas dos serviços de pagamentos. Isso é porque os jogos sociais do Facebook são baseados em Flash, e eles também são uma fonte substancial das receitas de pagamentos.

A empresa mostra preocupação pela primeira vez entre os “fatores de risco” de seu resultado trimestral. As empresas públicas nos EUA são obrigadas a divulgar tais riscos para os investidores. Isso não significa que a receita do Facebook a partir dos pagamentos está prestes a ruir, mas significa que o Facebook tem esta preocupação e sentiu a necessidade de divulgá-la.

“Em julho de 2015, certas vulnerabilidades descobertas no Flash levaram os navegadores populares da web à interromper temporariamente o suporte ao Flash”, escreveu a empresa ao U.S. Securities and Exchange Commission. “Se interrupções semelhantes ocorrerem no futuro e atrapalharem nossa capacidade de oferecer jogos sociais a alguns ou a todos os nossos usuários, nossa capacidade de gerar receita de pagamentos podem ser prejudicada.

Porta-vozes do Facebook e da Adobe se recusaram a comentar.

No início deste mês, Alex Stamos, diretor de segurança do Facebook, disse no Twitter que a Adobe deve anunciar uma data de “end-of-life” para o Flash. A observação chamou muita atenção e foi compartilhada por mais de 2.400 vezes.

Uma razão para que Facebook não acabe com o suporte ao Flash é que grande número de desenvolvedores ainda cria jogos em Flash.

Flash ainda é amplamente utilizado em navegadores web, embora os sites estão cada vez mais adotando outras alternativas como JavaScript e HTML 5. Além de Flash, o Facebook também suporta HTML e Unity na área de trabalho.

Esta publicação está na categoria Segurança em Aplicações.

Os comentários estão encerrados.