‘Nossa privacidade está sendo atacada’, diz chefe da Apple

“Nossa privacidade está sendo atacada em vários frontes.” A frase é de Tim Cook, presidente-executivo da Apple, durante um discurso feito nesta segunda-feira (1o) em um jantar do Electronic Privacy Information Center, em Washington, capital dos Estados Unidos.

Cook estava sendo homenageado pelo grupo como um “campeão da liberdade” pela sua liderança na Apple. Em seu discurso, o presidente-executivo disse que a “erosão” da privacidade representa uma ameaça para o modo de vida americano, reportou o site The
Verge.

“Eu estou falando a vocês do Vale do Silício, onde algumas das mais proeminentes e bem-sucedidas companhias vem construindo seu negócio convencendo seus clientes a serem complacentes sobre suas informações pessoais. Elas estão engolindo tudo que podem aprender sobre vocês e estão tentando monetarizar isso. Nós achamos que isso é errado. E não é o tipo de empresa que a Apple quer ser”, disse Cook.

O comentário de Cook parece direcionado a companhias como Google, Facebook e Twitter, que coletam inúmeros dados de seus usuários para tornar a publicidade mais eficiente.

O Google é o principal rival da Apple em mercados como o de smartphones, no qual o Android tem 81,5% de participação, contra 14,8% do iOS.

“Vocês podem até gostar desses ditos serviços gratuitos, mas nós achamos que eles não valem a pena ter seu e-mail e histórico de busca ou até suas fotos de família transformados em dados e vendidos para Deus sabe que propósitos publicitários”, disse Cook sobre serviços gratuitos como o Gmail. “E nós achamos que, algum dia, os clientes vão ver o que isso realmente é.”

O representante da Apple disse ainda que a companhia acredita que a privacidade é um direito fundamental das pessoas, exigido pelo povo norte-americano e pela Constituição do país. A Apple possui seu próprio modelo de propaganda, o iAds, que funciona no sistema iOS. Os anúncios permitem que companhias cruzem referências do endereço de e-mail e número do telefone anonimamente para mirar seus consumidores. É possível alterar as configurações do iAds.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/06/1637410-nossa-privacidade-esta-sendo-atacada-diz-chefe-da-apple.shtml

Esta publicação está na categoria Privacidade.

Os comentários estão encerrados.