[Risk-in-Depth-0001] Imprimindo um documento confidencial numa gráfica

Este é o primeiro artigo da série “Risk in Depth”.

“Risk in Depth” é uma série de artigos que tem o objetivo de demonstrar riscos reais considerando seus atributos (probabilidade, consequências, impactos, etc.) e contendo sugestões para seu tratamento. Esperamos que estas informações possam ajudar os profissionais que convivam com situações semelhantes a entender melhor os riscos e tratá-lo da melhor forma possível.

RISCO: DADOS CONFIDENCIAS IMPRESSOS EM GRÁFICAS

Introdução: Muitas empresas terceirizam a impressão de documentos, relatórios e conteúdos importantes com gráficas e serviços terceirizados. Muitas vezes é necessário imprimir documentos confidencias que possuem informações sensíveis ao negócio da empresa.

Ameaça (possível evento): Vazar informações sensíveis ao negócio da empresa durante o processo de impressão (transmissão, armazenamento, impressão, etc.) do conteúdo em gráficas e serviços terceirizados.

Critérios adotados para o cálculo do risco:

Livro Segurança de Computadores Princípios e Práticas, Editora Campus

Probabilidade:

(    ) 1 Rara Justificativa: Já ocorreram vazamentos das provas da OAB, do Enem no processo de impressão
(    ) 2 Improvável
(  X ) 3 Possível
(    ) 4 Provável
(    ) 5 Quase certa

Consequência (impacto):

( ) 1 Insignificante Justificativa: Considerando que as informações vazadas possuem classificação alta de confidencialidade, como, por exempo: Relatórios de clientes, relatórios com informações financeiras, informações estratégicas, conteúdo com direito autoral, etc.
( ) 2 Pequena
( ) 3 Moderada
( X ) 4 Grande
( ) 5 Catastrófica
( ) 6 Dia do juízo final

Tratamento:

Descrição Tipo Referência
Assinar termo de confidencialidade com a gráfica ou serviço terceirizado. O termo deve responsabilizar a gráfica em caso de prejuízos causados por vazamento das informações Mitigar NBR ISO/IEC 27001
Proteger documento com uma solução IRM (Information Rights Management): Criptografar o documento e permitir apenas a função de impressão para um determinado usuário da gráfica que será responsável por imprimir o documento. Configurar na solução IRM, a data final da permissão de impressão do documento protegido. Esta data final deverá ser a menor possível. Mitigar https://www.prot-on.com/information-rights-management-software

Se você tem mais informações sobre este risco, ajude-nos a melhorar esta análise.

Se você está envolvido ou é afetado por algum tipo de risco, mande para nós. Iremos analisar e incluir informações sobre o risco para que você possa tratá-lo da melhor forma possível.

 

Esta publicação está na categoria Análise de Risco.

Os comentários estão encerrados.